Como escolher o aquário ideal?

by

Pra você que quer ter um aquário em casa mas não sabe por onde começar, a Discovery Home & Health, veio te ajudar!

O post a seguir é baseado numa matéria do site da Discovery H&H.

O primeiro passo é decidir se você quer um aquário de água doce ou salgada, pois cada peixinho sobrevive a um tipo de água, se contará com setores que separam as espécies de acordo com suas características, se estará integrado à parede ou ocupará um lugar central na sala…e por aí vai…É, todas essas especificidades desse bichino e seu lar chama-se Aquarismo.

Aquário da Amazon Zoo - Loja Paulistana

Aquário da Amazon Zoo - Loja Paulistana

“Suponha que você se decidiu pela água doce, porque pressupõe menos exigências para a manutenção. Mais uma vez, existem escolhas. Nem todas as espécies podem conviver. Algumas são originárias de águas frias e outras de águas quentes. Alguns peixes são muitos dóceis e pacíficos, como o Arco-Íris, e outros são bastante agressivos, como o Oscar, que poderia acabar com seus companheiros de aquário em poucas horas. Faça uma visita preliminar à loja de aquarismo e informe-se bem antes de comprar o aquário e os peixes.

Um aquário é um ecossistema onde vivem peixes, plantas aquáticas e microorganismos que ajudam a manter o equilíbrio. Como não é um ambiente natural, você precisa zelar pela limpeza da água, a manutenção de sua temperatura e oxigenação. Para isso, você pode comprar aparelhos simples e econômicos. Além disso, os alimentos para esse ecossistema precisam vir de fora. Existem produtos industrializados que servem como alimentos bem completos, mas você sempre deve consultar as necessidades especiais de cada espécie do seu aquário. Algumas plantas não apenas enfeitam o espaço, mas também servem de alimento. Muitos aquaristas também afirmam que um pouco de alimento fresco é sempre necessário e bem-vindo.”

Como pode-se perceber, peixes também requerem cuidados, e posso afirmar, muita grana e paciência, portanto, se você não tem esses requisitos não tenha um aquário, e lembrem-se da dica da Discovery, sempre recorra a um aquarista, e nunca, nunca compre um aquário por impulso!

Beleza Irresistível

Beleza Irresistível

É isso, agora é pensar com bastante carinho, e boas compras!

Dica do post: Gi Lanzoti

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , ,

24 Respostas to “Como escolher o aquário ideal?”

  1. Giovanna Says:

    Hihihihihi…Mais uma vez…Obrigadinha!!! =D Adoooorei a materia, mas por enquanto aqui em casa, só um Beta mesmo…Hahahahaha

    • lais20 Says:

      Olha Gi…aqui em casa nem um beta, nem gama, nem alpha (hehe), tive gatos durante 14 anos aí já viu né??Quando eu era criança tinha uns namorados, mas peixinhos never more!hehe
      Valeu pelo comentário, continue navegando e sugerindo post pro blog!

  2. Marcelo Portugues Says:

    uaehueaheau
    são muito frágeis!
    na terceira série a professora tinha na sala e sempre morriam!!! também enchiam o aquário de comida!

    • lais20 Says:

      Olha, eu dava passatempo sem recheio pros meus peixinhos qd era pequena rsss….Mas não morreram disso não.
      Aliás na terceira série e no terceiro ano com a brilhante ideia do peixe no banheiro!Lembra?muitos risos…
      Obrigada pela observação.

  3. Marcelo Portugues Says:

    Ahauehaeuaehaueheau
    Qual era o nome dele?
    E a decoração toda no banheiro? aehaeuaheuae

    • lais20 Says:

      huahahuauha não tenho a menor ideia do nome dele rsss….
      ay ay cada uma que inventavam né?bons tempos….

  4. Gláucia Says:

    oi, eu tenho pesquisado muito sobre peixes e aquarios, mas ainda estou em duvida, me recomendaram um betta, pq é mais forte e assim posso ir ganhando esperiencia, p/ q no futuro eu possa ter um maior… o q vc me recomendaria? bjus e obrigada.

    • lais20 Says:

      Oi Gláucia, eu não entendo muito sobre peixes mas, o que ouvi dizer é que o beta é extremamente fraco, e que os betas que essas pessoas tiveram morreram logo. Mas, tirando esse fato, o primeiro passo é ver o tamanho do aquário, e consequentemente do trabalho que vc terá, depois escolher se será um aquário de peixes de água doce ou salgada, orçar tudo isso, pq um aquário exige, “bombinhas” que filtram o ar, limpeza, “brinquedinhos”, às vezes plantas e muito mais. O melhor é você ir numa loja especializada em peixes ou em aquários e se informar melhor. Aí não tem erro!
      Espero q tenha ajudado.
      Obrigada pelo comentário, continue navegando no blog! E Feliz 2010!

  5. rafa Says:

    eu ja tive um beta e nao duro muito tempo e um peixe exigente

    • lais20 Says:

      É o que todos dizem mesmo Rafael. Muitos pensam que para ter um peixe é preciso só do aquário, mas exige muitos cuidados!
      Obrigada pelo comentário. Continue navegando no blog!

  6. Gustavo Says:

    Os bettas são “mais fáceis” de cuidar por não exigirem equipamentos especiais para respiração e etc., mas deve-se sempre zelar pela limpeza e qualidade da água, bem como a temperatura ideal, evitando o choque térmico.
    Quanto a escolher um aquário para diversos peixes, o trabalho é inversamente proporcional ao tamanho. Quanto maior o aquário, menor o gasto de tempo para cuidá-lo, isso porque o pequeno ecosistema criado aumenta sua capacidade de “autosobrevivência”. Tipo assim: em condições normais, não precisamos controlar o pH de um rio, e dar comida, e aquecê-lo…
    Enfim, é isso.

    • lais20 Says:

      Muito obrigada pelas observações Gustavo. Acredito que será muito esclarecedora para quem procura informações sobre aquários e peixes.
      Continue navegando no blog!

  7. LEONARDO MARINHO Says:

    ACHEI LINDO ESSE AQUARIO DE BAIXO POR FAVOR ME AJUDE A MONTAR UM DESSE.
    O QUE EU TENHO QUE COMPRAR PARA FAZER UM IGUAL A ESSE.ME RESPONDA PELO EMAIL POR FAVOR .OBRIGADO E FICA COM DEUS.

    • lais20 Says:

      Leonardo, infelizmente não tenho know-how para te dizer o que é preciso para montar esse aquário. Procure uma loja especializada, para não ter erro!
      Continue navegando o blog e obrigada pelo comentário!

  8. Mariana Says:

    e a primeira vez que th um aquario e n sei quais as especies que deva
    comprar

    • lais20 Says:

      Mariana, procure uma loja especializada em peixes ou aquários para se informar pois, tudo dependerá do tipo de aquário que você quer ter, do quanto pode investir e da manutenção também.
      Obrigada pelo comentário, boa sorte!
      Continue navegando no blog!

  9. LeonardoVilella Says:

    Concordo com o que o Gustavo disse sobre a inversão de proporção cuidado tamanho e quanto a imagem acima se nao me engano isso é uma proteção de tela de pc. Não recomendo um aquário de agua salgada de primeira principalmente para quem quer fazer “sozinho”. Betta é para começar é “forçado” Betta nao ensina praticamente nada. Aquários pequenos com platis, colisas, trigogaster e guppy sao ideiais para começar porque podem viver em conjunto com pouco espaço e sem a necessidade da “Bombinha”.
    Custo desses peixes? Muitas vezes mais baratos que o betta.
    Peixes Acalmam e decoram muito bem…Mas sempre com respeito aos animais. Procurem aquarista e nao vendedores de peixe que quererão tomar seu dinheiro e te empurrar qualquer peixe (muitos dos quais proibidos).
    essa é minha dica de aquarista e desculpem por ter sido tão longo.

    • lais20 Says:

      Perfeito Leonardo, acredito que suas dicas serão úteis a muitas pessoas que visam ter aquário e curtem peixes. Muito obrigada pelas contribuições, continue navegando no blog!

  10. Reinaldo Says:

    Em verdade ter aquário é muito fácil, não requer muitos cuidados e os peixes vivem muito, nós é que fizemos com que vivam pouco por falta de conhecimento e preconceito de anos atrás, já quanto a dinheiro fica ao gosto e possibilidade de cada um, tem para todos. Eu mesmo tenho alguns peixes a quase 10 anos. A primeira noção a se ter em mente é saber o que é um aquário, todos pensam somente em uma caixa de vidro com água e peixes… errado, é um pequeno rio, lago… que vc vai criar em sua casa. Partindo desta noção, vc conseguirá fazer o resto, exemplo, em um plantado, vai chegar um momento que ele se tornará um pequeno igarapé, a natureza vai tomar seu curso e aquele ambiente vai se auto gerir. Existe muito mais, da para falar horas, se todos entenderem o que é um aquário já da para foi o bastante. Conselho: paciência e pesquisa (internet tem bastante coisa boa) aliados a bons lojistas ou pessoas que lhe orientem. Se alguém quizer alguma dica me coloco a disposição – maxpeixes@yahoo.com.br. Sou atacadista de peixes ornamentais, especialista em peixes tropicais amazônicos (discos, tetras…) e plantas aquáticas.

  11. margarida Says:

    vou comprar um aquário rectângulo, e um peixe. Que espécie escolho????????????????????????????????????????????????????’

    • lais20 Says:

      Margarida, tudo vai depender do tipo de aquário que você quer. Procure um aquarista para não ter erro!
      Obrigada pelo comentário, continue navegando no blog.

  12. mario Says:

    estou com muita duvida.
    estou começando um aquario e quero colocar peixes de agua doce.
    mais nao sei quais sao as especies de peixes que posso colocar juntos.
    vc pode me ajudar???????????

    • lais20 Says:

      Mario, procure uma loja especializada em peixes ou aquários para se informar.
      Obrigada pelo comentário, boa sorte!
      Continue navegando no blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: