Conflitos Navais da Costa Brasileira

by

Ao contrário do que muitos pensam, aconteceram diversos conflitos navais na costa brasileira. O mais recente deles foi na Segunda Guerra Mundial, e só foi possível com o fornecimento pelos americanos, de aviões, treinamento de soldados, navios e da criação da base militar de Parnamirim Field em Natal. A base de Parnamirim foi inicialmente criada com o objetivo de facilitar uma invasão aliada à África, mas acabou sendo usada como apoio à patrulha costeira.
Na costa brasileira, centenas de navios foram afundados. Alguns já foram localizados e são mergulháveis atualmente. Esses são alguns deles: Campo, Elihu B.Washburne e Itapagé.
Dos vários submarinos que atacaram e afundaram navios na costa brasileira, alguns encontraram aqui seu destino final. Foram destruídos por aviões ou navios. Um destes submarinos, o U-199 foi atacado e afundado por uma tripulação brasileira, fato que causou grande satisfação à população. O avião que realizou este feito, o Consolidated pby Catalina, foi batizado mais tarde de “Arará” e sua tripulação foi condecorada.
Os submarinos afundados na costa brasileira são: U-128, U-161, U-164, U199, U-507, U-513, U-590, U-591, U-598, U-662 e o italiano Arquimede.

Por ser um tipo de embarcação mais raro, o naufrágio de submarinos desperta muito interesse nos mergulhadores. No Brasil, nunca foram, encontrados destroços de U-BOATS – abreviação de  “Unterssebooten” – (submarinos Alemães), altamente explorados nos Estados Unidos e Europa. Os U-BOATS são o grande sonho de mergulhadores brasileiros de naufrágio.

Quem sabe não há um escondido nessa vasta área costeira?

Anúncios

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “Conflitos Navais da Costa Brasileira”

  1. Matheus Says:

    Realmente o Brasil teve participação ativa na Segunda Guerra, tomara que um dia possamos ter mais conhecimento sobre os acontecimentos desse período, fazendo com que nossos compatriotas que lutaram nesse conflito tenham o reconhecimento merecido.
    A memória dos brasileiros nunca foi doutrinada a se exercitar, no entanto existem diversos fatos históricos que poderiam fazer com que voltássemos a ter orgulho de nosso país.

    • lais20 Says:

      Com certeza! Os brasileiros se esquecem facilmente de sua história, como dizem, “têm memória curta”! Obrigada pelo comentário!Espero que mergulhe sempre em nosso blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: